Notícias

 SISTEMA ASCOOB PARTICIPA DO PROJETO  CONECTADOS DA CRESOL

SISTEMA ASCOOB PARTICIPA DO PROJETO CONECTADOS DA CRESOL

24 de Novembro de 2019 - 20:59:00h

O Sistema ASCOOB esteve presente no Projeto Conectados, desenvolvido pela Cresol. O evento aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro, reunindo em Francisco Beltrão- Paraná, mais de 300 jovens, de 11 estados brasileiros, tendo como atividades: Gincana, palestras, talk show, stand up, lual e outras ações que geraram conhecimento cooperativista.

 

O Sistema ASCOOB foi representado pela Coordenadora de Formação, Flávia Carneiro e mais cinco jovens das comunidades, representantes das cooperativas: Antelmo Macena

(ASCOOB Cocreal), Geronildo Ramos (ASCOOB Sisal), Maria Graciane (ASCOOB Cooperar), Rosane Rosário (ASCOOB Coopec) e Taiane Silva (ASCOOB Itapicuru).

 

Segundo o diretor de Comunicação da Cresol, Luiz Panzer, a ideia foi informar e divulgar os produtos e serviços da cooperativas, pois, a percepção é de que os jovens conhecem pouco aquilo que a Cresol possui, para assim podermos tornar a Cresol em uma cooperativa para todos.

 

A integração entre os jovens de vários estados foi bastante positiva, proporcionando a eles uma oportunidade única de diversidades.

 

“ O evento foi interessante porque agregou diversas culturas, em que podemos relacionar o cooperativismo em diversos olhares, contribuindo assim para ressignificar um novo olhar acercar do fazer cooperativista. Agradeço a ASCOOB Sisal por me proporcionar esta oportunidade.” destacou Geronildo Ramos, pedagogo, especialista em educação do Campo no município de Serrinha-BA, representando a ASCOOB Sisal.

 

A Rosane Rosário, estudante de pedagogia e estagiária na ASCOOB Coopec, diz: “ É uma experiência única, porque a gente consegue, além de ter um aprendizado sobre a juventude, sobre todas as atividades cooperativistas, ter um intercâmbio com culturas totalmente diferentes. A gente conseguiu conhecer um pouco mais sobre a Cresol e as atividades permitiram ter uma relação melhor com o grupo, tanto na confiança quanto na união”.

 

“ O evento para mim foi um momento de experiência, que eu consegui, graças à ASCOOB Cocreal. Ela me deu a oportunidade de conhecer mais sobre o cooperativismo e perceber que a juventude pode atuar no campo, sem necessitar sair de suas cidades em busca de melhorias e qualidade de vida.” Relatou o Antelmo Macena, estudante de economia e estagiário na ASCOOB Cocreal.

 

“ O evento além de tudo ele uni pessoas, ele conecta como o próprio nome já fala, conexão. Isso é bom, porque por exemplo, como nós que moramos em outro estado, às vezes, a gente tem tanto preconceito, como tabu e vida de outras pessoas e a gente conhecendo outro locais, muda a visão, principalmente isso. As amizades novas, conhecimento (e isso foi bastante), informação, a troca de experiências e a troca de culturas.”. Disse a Maria Graciane, estudante do Curso Técnico de Nutrição do CETEP Sisal II, em Araci-BA, e participante do Projeto Juventude Cooperativista pela ASCOOB Cooperar.

 

 

 

“De inicio devo meus agradecimentos ao Givaldo e equipe da ASCOOB ITAPICURU, pela escolha, confiança e apoio depositados na minha pessoa durante esse evento. O Conectados foi uma experiência única, na qual eu puder compartilhar meus conhecimentos, medos  e anseios com diversos jovens. Além de ter tido a oportunidade de fazer novas conexões com outras realidades.” Relatou a Taiane Silva Santos, estudante de Letras Vernáculas/ UNEB, cooperada da ASCOOB Itapicuru na agência de Jacobina-BA 

 

A coordenadora da área de formação da ASCOOB Central, Flávia Carneiro, deixou a seguinte mensagem: “O evento foi único, pois pode proporcionar conhecimento cooperativista, integração e troca de culturas entre os jovens, além de trabalhar com ações voltada para a linha do auto conhecimento, no qual, os jovens puderam conversar com outros sobre seus medos, anseios, futuros e sua forma de relacionar-se com outro e com a comunidade. As diretorias das cooperativas estão de parabéns, por estarem apostando na formação e informação nas comunidades, afinal, este é o nosso trabalho conectar-se com pessoas.”.