Notícias

ASCOOB faz reunião com organizações sociais em Canudos e traça estratégias para fortalecimento das organizações comunitárias.

ASCOOB COOPERAR

ASCOOB faz reunião com organizações sociais em Canudos e traça estratégias para fortalecimento das organizações comunitárias.

05 de Abril de 2018 - 14:07:39h

Nesta quarta-feira (4), o auditório José Calasans, no Memorial Antonio Conselheiro, foi espaço de mobilização para líderes de associações das mais de 20 comunidades rurais de Canudos. Articuladas em torno do fortalecimento do associativismo, as lideranças participaram de debates em torno da organização sócio comunitária, com base no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MORSC). Aprovada em 2014, a nova lei trouxe mudanças estatutárias significativas para as relações do poder público com as organizações.

Os debates incluíram ainda temas como o cooperativismo, a importância da certificação das áreas de fundo e fecho de pasto e da organização documental como prática essencial na gestão de associações e associados/das. A ação também contribuiu para que as lideranças pudessem compartilhar realidades vivenciadas dentro das comunidades, num momento de troca e partilha dos anseios que envolvem o papel do/da líder nas associações.

O encontro foi uma iniciativa da Cooperativa Agropecuária de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), através da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Esse momento também é fruto da união de parceiros fundamentais para a manutenção do poder de organização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais em Canudos. Entidades como o Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), a Paróquia Santo Antonio de Canudos, a Cooperativa de Crédito Rural - (Ascoob Cooperar), o Sindicato de trabalhadores e trabalhadoras de Canudos (STR), a Central das Associações de Fundo e Fecho de Pasto (CAFFP).