Ascoob

Ouvidoria Ascoob 0800 643 1981 Acessar Webmail

Produtos e Serviços

Plataforma de Educação Cooperativista

O QUE É?

Sistema Ascoob possui uma Plataforma de Educação Cooperativista, um instrumento que norteador do seu processo formativo (aprofundado, sistêmico e holístico) de formação cooperativista solidária, associativista e comunitária.

Nela, contém o detalhamento dos eixos temáticos, diretrizes, metodologias e estratégias de implementação e potencialização dos recursos, de modo a permitir consolidação das ações, dos planos, programas e projetos educacionais-formativos em todo Sistema Ascoob.

A Plataforma instrumentaliza os Departamentos de Educação Cooperativista (DEC´s) da Rede de Cooperativas do Sistema, dando-lhes subsídios metodológicos e pedagógicos que favorece a mobilização dos atores sociais a participam e constroem coletivamente e democraticamente as propostas e projetos de desenvolvimentos que atendem as demandas dos cooperados e das mais diversas organizações parceiras do Sistema Ascoob.

NOSSA METODOLOGIA:

Nossa ação metodológica busca a construção e desenvolvimento humano e social, servindo de instrumento de geração e de distribuição de riquezas, conhecimento, poder e renda, para pessoas, famílias e grupos, empoderando os excluídos da sociedade.

PÚBLICO ALVO:

Sua consolidação dar-se-á em etapas sucessivas, e com o público alvo da ação educativa do Sistema Ascoob, sendo eles: Crianças, Adolescentes, Jovens e Adultos – Estudantes, Agricultores, Pequenos Empreendedores, Dirigentes e Técnicos de Cooperativas, professores e Organizações parceiras.

NOSSAS AÇÕES:

Linha de Ação 01: Educação Financeira Infantil
O Sistema Ascoob trabalha na perspectiva da implementação de ações e programas que equilibram a Educação Social e Financeira, com foco em crianças e adolescentes, a fim de instrumentalizar estes sujeitos (as) de conhecimentos financeiros e capacidades que os (as) possibilitem a fazer um bom uso dos recursos disponíveis.

Linha de Ação 02: Formação de Jovens Empreendedores Cooperativistas
Qualificar jovens para atuarem enquanto agentes multiplicadores, na perspectiva do cooperativismo, para atuarem na articulação e mobilização de agricultores, empreendedores e grupos comunitários, levando os produtos e serviços das cooperativas.

Linha de Ação 03: Qualificação dos Quadros Sociais da Rede de Cooperativas

Curso de Pós Graduação

O curso de especialização em Gestão de Cooperativas, inserido no Território do Sisal tem a intenção de colaborar com a qualificação profissional e acadêmica, no exercício do serviço de gestor de organizações, especificamente das organizações cooperativas, focando a analise nas atividades relacionadas ao campo da economia solidaria, bem como servir ao propósito de produzir nossa crítica no estudo e análise da gestão no contexto das organizações cooperativas disseminadas em cidades, tanto do semiárido baiano, local de funcionamento do campus, quanto em outras cidades do interior desse estado que carece de informações para melhor gerir suas organizações com eficácia e sem desvincular-se dos princípios cooperativistas.

Realização: O curso está sendo realizado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) através do Departamento de Educação (DEDC) do Campus XI, em Serrinha – Bahia, num convênio com a Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar.

Carga Horária: O curso possui carga horária total de 480 horas, e as aulas estão sendo ministradas em regime presencial as sextas – feiras (noturno) e aos sábados (matutino e vespertino), com atividades teóricas e práticas.

Vagas: Foram oferecidas 40 (quarenta) vagas, sendo 20 selecionadas pela UNEB e 20 pela ASCOOB.

FORMACOOP

É um curso de formação de novos quadros de dirigentes cooperativistas e sindicais, com ênfase na agricultura familiar e no desenvolvimento territorial.

Funciona em nível de extensão, com vagas para 35 pessoas interessadas em se qualificarem e se entenderem no campo do cooperativismo.

Local do curso: Campus XI, ASCOOB Sisal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Serrinha.

Ações de Base: São realizadas Jornadas Cooperativistas de Base, Semanas Temáticas do Cooperativismo, Cursos Cooperativistas de Base, Encontros e Reuniões Comunitárias.