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DEPARTAMENTO DE AUDITORIA, SUPERVISÃO E CONTROLE (DASUC)

O Departamento de Auditoria, Supervisão e Controle (DASUC) foi criado com o objetivo de segregar as funções de auditoria interna realizadas pelo Sistemae das outras atividades desempenhadas pela instituição. A auditoria interna realizada por este departamento tem como finalidade avaliar aspectos relativos às contas patrimoniais nos semestres de cada ano, assim como realizar auditoria de controles internos.

Além da função de auditoria interna, este departamento possui outras atribuições, tais como:

  • Fazer monitoramento às respostas de auditoria internas e externas enviadas pelas singulares;
  • Organizar o processo de auditorias externas e internas desta Central e de suas filiadas;
  • Responder ao relatório de auditoria interna e externa realizada nesta Central;
  • Monitorar os Planos de Viabilidade, de Alavancagem, de Recuperação e de Saneamento das cooperativas;
  • Monitorar os resultados e os indicadores mensais e promover a socialização (monitoramento indireto).
  • Realizar os monitoramentos indiretos trimestrais;
  • Orientar as cooperativas filiadas e conveniadas no que diz respeito à Auditoria, Supervisão e Controle.

Atualmente este departamento também está responsável por assessorar a gestão da Central, das cooperativas filiadas, conveniadas e acompanhadas, além de:

  • Ser o responsável pelo gerenciamento de risco (mercado, operacional, crédito, dentre outros).
  • Dar suporte técnico/operacional à Diretoria Executiva;
  • Capacitar os Conselheiros de Administração e Fiscal;
  • Apoiar o processo de expansão e elaborar Planos de Conformidade;
  • Elaborar Planos de Viabilidade, de Alavancagem, de Recuperação e de Saneamento das cooperativas;
  • Contribuir na captação de recursos (elaboração de projetos);
  • Coordenar projetos;
  • Acompanhar os processos assembleares (revisão de editais, atas, estatutos, e demais documentos enviados ao BACEN) e orientar as cooperativas a respeito dos prazos regulamentares das assembleias;
  • Intermediar os registros do Sistema de Ouvidoria (repassar os registros às cooperativas e enviar a respectivas respostas à Ouvidoria, acompanhadas de um posicionamento da ASCOOB Central a respeito de cada assunto);
  • Intermediar as consultas a serem realizadas junto ao Departamento Jurídico da Central, à pedido das filiadas;
  • Representar a Diretoria Executiva quando convocado.