Contabilidade

O Setor Contábil da do Sistema ASCOOB é responsável por atender as demandas das cooperativas, central e filiadas. Os profissionais respondem pela escrituração contábil das cooperativas, estando o mesmo sujeito as penalidades legais, juntamente com os diretores em caso de improbidade administrativa, conforme a Lei nº. 10.406/2002..

As principais atividades desenvolvidas pelo setor contábil do sistema são:

  • Fechamentocontábil mensal;
  • Elaboração dosdemonstrativos contábeis;
  • Gerenciamento e controle das ações contábil e fiscal;
  • Elaboração e envio de arquivos ao Banco Central;
  • Rotinas trabalhistas, como elaboração de folha de pagamento, admissão, demissão, férias, entre outras atribuições pertinentes ao setor contábil e pessoal.

Diante das demandas do setor, torna-se imprescindível para o profissional contabilista, estar atento não só na observância dos registros e prazos contábeis, como também na legislação e normas dos serviços executados.

Outro fator preponderante para contabilidade e um grande aliado é a tecnologia, seja ela pelo uso de programas e softwares que acelerem e minimizam os riscos de divergências nos relatórios, pelo melhor controle de arquivamento dos processos antigos e atuais, ou mesmo pela viabilidade na relação com as instituições relacionadas.